domingo, 31 de maio de 2009

Revista Quatro Rodas

É publicada na edição do mês de junho da revista Quatro rodas, matéria sobre audiolivros: Livros de bordo. Angela, membro do nosso grupo, foi entrevistada e fotografada junto com sua família para a revista. Participaram dessa reportagem: Deborahh França, Marco Giroto, Maria Cristina e a atriz Ana Maria Braga.
Segue trecho da reportagem:
"Hábito de família Se os audiolivros são uma opção para quem já gosta de ler, também são uma porta de entrada para quem nunca foi muito chegado aos livros. Funcionário público João José da Silva, 44 anos, admite ser preguiçoso para ler, mas é aficionado pelas obras gravadas, que escuta entre o caminha entre a casa e o trabalho, no centro de São Paulo. No início de maio ele escutava "As memórias do livro" e esperava chegar ao fim das 14 horas de gravação em menos de uma semana.
Esse novo hábito surgiu com estímulo caseiro. Foi sua mulher, Angela Maria Reis Silva, 33 anos, principal incentivo. Ela estuda biblioteconomia e seu trabalho de conclusão de curso vai abordar justamente os audiolivros. "a moda pegou em casa. Até minha enteado já foi para a escola ouvindo 'O mistério do caderninho preto', de Ruth Rocha", diz. Quando a família viaja junto o casal escolhe um título que agrade a todos - em uma recente viagem para Serra Negra, no interior de São Paulo, a companhia literária foi 'O caçador de pipas'."

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Ouça um trecho do audiolivro "Comer, rezar, amar"

Atráves da voz sutil de Raquel Marinho, viaje pela Itália, Índia e Indonésia, em uma história muito bem humorada vivida pela autora Elizabeth Gibert.
Imagine o relato de vivência de um ano da autora por esses países de uma forma divertida. Logo na introdução, ela nomeia os capítulos chamando-os de contas. E na 42ª conta, o simples relato de uma sessão de meditação se torna ainda mais divertido com a interpretação da narradora! Ouça um trecho:


domingo, 24 de maio de 2009

O sorteio...


Na sexta-feira seguinte a Semana de Exposição de Audiolivros, como forma de agradecer as pessoas que atenciosamente nos ouviram e se cadastraram conosco, sorteamos alguns itens.

Obrigada a todos os participantes e parabéns para os sorteados!


1º Lugar: Cesta (Camiseta, caneco, agenda e audiolivro 1808 autografado pelo autor
- Marli Fátima Santilone Vasconsellos

2º Lugar: Caderneta e audiolivro Dias Raros autografado pelo autor e pelos narradores
- Heloísa Baro
3º Lugar: Camiseta
- Cláudio Oliveira





quinta-feira, 21 de maio de 2009

Apresentação

Audiolivro: como instrumento de mediação de leitura

Somos estudantes de biblioteconomia no 7º semestre-matutino, nosso Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) defende a idéia da utilização dos audiolivros como instrumento de mediação de leitura. Através da prática de se ouvir um audiolivro podemos, talvez, despertar o desejo da leitura, como forma de incentivo a essa prática.

Outro aspecto que defendemos é o quanto o audiolivro pode ser democrático na disseminação da informação e como forma de adquirir conhecimento, podendo ser oferecido um mesmo título para uma pessoa de nível acadêmico, como para uma pessoa analfabeta, ou para pessoas com limitações referentes à saúde, entre outros.

Podemos oferecer os audiolivros também como forma de aproveitar o tempo durante viagens nos meios de transporte ou até mesmo durante tarefas simples do dia a dia como limpar a casa.

Exposição de Audiolivros na FESPSP


O grupo organizou uma exposição de vários títulos de livros em formato impresso e em formato audiolivro. Que aconteceu na semana de 4 a 9 de maio, No hall de entrada da Fundação.

O propósito desse evento foi divulgar um pouco a história do audiolivro relacionando com o tema do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que embora um pouco desconhecido para muitos, sempre se fez presente ao longo de décadas... Quem nunca ouviu uma história infantil em um fita cassete? Ou naquele discão de vinil?


Nessa semana foram cadastradas 369 pessoas que pararam e gentilmente ouviram um pouco do que tínhamos a dizer, entre elas 142 haviam respondido a 1ª etapa da pesquisa, questionário referente ao hábito de leitura. Futuramente pretendemos convidar algumas dessas pessoas para participar de uma nova etapa da pesquisa.

500 pessoas respondem ao questionário

Para levantar dados referentes ao hábito e frequência de leitura, preferências de assuntos e conhecimento da existência dos audiolivros, nosso grupo aplicou 500 questionários para pessoas de diversas faixas etárias. A primeira etapa da tabulação aconteceu na Biblioteca Central da FESPSP no dia 9 de abril DE 2009.




Nosso sucesso nessa etapa só foi possível graças a participação dessas pessoas.
Para você, que fez parte dessas 500 pessoas, aproveitamos para dar nosso:

MUITO OBRIGADA!

Lançamento do Audiolivro Dias Raros


A editora Livro Falante lançou no dia 07 de abril de 2009, o audiolivro Dias Raros, de João Anzanello Carrascoza.,na Livraria da Vila Lorena. Estavam presentes na noite de autógrafos além do autor os narradores do audiolivro. A narração desse audiolivro foi realizado pelo grupo Teatro da Travessia composto por Francisco Wagner, Lígia Borges, Paulo Arcuri e Roberta Stein que fizeram performances de algumas histórias do audiolivro Dias raros.
Para registrar esse evento, mais uma vez, lá estava nosso grupo, que foi muito bem recebido por todos, e foi nessa oportunidade que adquirimos o exemplar autografado para o sorteio na nossa Semana de Exposição de Audiolivros.

Alunas da FaBCI realizam trabalho sobre audiolivro

Esse foi o título de chamada de uma matéria sobre o nosso trabalho, que a FESPSP divulgou no dia 30 de março de 2009. Essa reportagem apresenta um pouco da questão do nosso Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Mais uma matéria: Revista da Folha

Nosso grupo participou de uma matéria sobre audiolivros na Revista da Folha do jornal Folha de São Paulo que foi as bancas no dia 22 de março de 2009.
TOCA MACHADO!

22/03/2009

por Ocimara Balmant

De "dom casmurro" a "quem mexeu no meu namorado", livros falados ganham simpatia do
paulistano no trânsito; cidade recebe primeira audiolivraria.

"Carolina já é cliente. Ela tem um interesse especial pelo assunto. Estudante do último ano de
biblioteconomia, a jovem
escolheu o audiolivro como tema de seu trabalho de conclusão de
curso. Junto com duas colegas, começou a pesquisar o assunto no mês passado. Segundo ela,
80% dos entrevistados não conheciam esse formato de livro.
Ainda sem conclusão, o estudo identificou dois perfis de consumidores de audiolivro: os que
não gostam de ler e os que não conseguiam tempo para ler todos os livros. Daí, o trânsito virou um 'aliado' para curtir um livro, nas palavras de Ângela Maria Silva, 33, outra pesquisadora."
Leia o texto na íntegra:

http://www1.folha.uol.com.br/revista/rf2203200907.htm

Membro do grupo no jornal

Membro do grupo é entrevistado como usuário de audiolivros em uma matéria para o jornal o Estado de São Paulo, publicada no dia 21 de março de 2009.
METRÓPOLE

Sábado, 21 de Março de 2009
Edison Veiga

LIVROS PARA OUVIR (NO TRÂNSITO, NO CELULAR...)
Loja exclusiva para audiolivros acaba de ser inaugurada no Tatuapé; na cidade, há pelo menos quatro editoras especializadas no ramo.

"A falta de tempo e o trânsito de São Paulo são os principais argumentos utilizados por quem já se rendeu à mania. "Moro em Interlagos, estudo na Vila Buarque e trabalho no Morumbi", conta a estudante de Biblioteconomia Angela Reis Silva, que em dezembro comprou Quando Nietzsche Chorou, de Irvin D. Yalom - o primeiro audiolivro de sua coleção, que já ultrapassa uma dezena. 'Só para ir de casa à faculdade, gasto duas horas no ônibus. Vou ouvindo algum livro no meu (tocador de) MP3.' "
Segue a reportagem na íntegra:

Inauguração da 1ª Audiolivraria do país


No dia 18 de março foi inaugurada a audiolivraria da Editora Audiolivro que é uma das maiores editoras especializada na produção deste formato. Nosso grupo de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que estuda o audiolivro como instrumento de mediação de leitura esteve presente nessa inauguração. Em um ambiente agradável e descontraído você pode ouvir trechos de audilivros e tomar um café enquanto escolhe seu título. A audiolivraria está localizada na rua Bom Sucesso, 247, atrás do shopping Metrô Tatuapé.
No site é possível ouvir trechos dos audiolivros, comprá-los em formato cd ou somente o dawnload!

Acesse: http://www.audiolivro.com.br/